in Ciência/Tecnologia

Torre de bambu que gera água potável

WarkaWater – A torre que capta umidade do ar e armazena como água potável

Visitando pequenas comunidades na região Nordeste da Etiópia, o arquiteto italiano Arturo Vittori  testemunhou uma realidade dramática: a falta de água potável.

A causa raiz dos principais problemas de saúde da Etiópia é a propagação de doenças perpetuadas pela falta de sistemas de água e saneamento básico.
A causa raiz dos principais problemas de saúde da Etiópia é a propagação de doenças perpetuadas pela falta de sistemas de água e saneamento básico.

“Os moradores vivem em um belo ambiente natural, mas muitas vezes sem água, eletricidade, um vaso sanitário ou um chuveiro funcionando. Para sobreviver aqui, as mulheres e crianças caminham todos os dias para milhas para lagoas rasas e desprotegidos, onde a água é frequentemente contaminada com dejetos humanos e animais, parasitas e doenças.”

warkawater01

“WarkaWater é projetado para fornecer água limpa , bem como assegurar a sustentabilidade ambiental, financeira e social de longo prazo”, diz ele. “Uma vez que os moradores têm o know how necessário, eles serão capazes de ensinar outras aldeias e comunidades para construir as torres WarkaWater.” Cada torre custa aproximadamente US $ 550 e pode ser construído em menos de uma semana com uma equipe de quatro pessoas e materiais disponíveis localmente.

warkawater05

WarkaWater depende apenas de fenômenos naturais como nós gravidade, condensação e evaporação e não requer energia elétrica. É uma estrutura vertical concebido para colher água potável a partir da atmosfera (que recolhe chuva, nevoeiro e colheitas de orvalho), e escorrem para uma bacia no interior da torre

warkawater04

A produção em larga escala está prevista para 2019.

O projeto não tem fins lucrativos nem patrocinadores oficiais, e está aceitando doações.

 

Mais sobre o projeto, acesse: http://www.warkawater.org/

Compartilhe
Share

Related Posts

Written By:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *